O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Nele Está o Sim e o Amén!


Quando olhamos para as realidades diversas que hoje proliferam no universo (uma só palavra) evangélico, ficámos perplexos com o afastamento tremendo do que outrora nos caracterizava. O evangelismo é uma preocupação legítima de todo aquele que crê no Senhor Jesus como salvador, mas devemos ter uma atenção especial em como fazê-lo em obediência a Deus, quer na forma quer no conteúdo.


Certa vez, incentivado pelo pregador, levei um amigo pelo braço até ao púlpito para que ele confessasse o Senhor Jesus como seu Salvador. O pregador americano era cheio de boas intenções mas iligítimas, se considerarmos a Sagrada Escritura.


Não está no homem o sim e o amén, mas em Deus! Não devemos procurar dar qualquer ajuda a Deus, pois Ele não precisa dela. Melhor é a obediência do que o sacríficio! A maneira Dele é melhor do que a nossa e o esperar em Deus é muito mais proveitoso do que esperar e confiar nos homens ou na força do nosso próprio braço.


Isto é o que produz o evangelho arminiano. Isto é o apoio que tentam dar à Arca quando parece que ela está em queda e impotente. Este é o filho da escrava Agar. Esta é a cobiça de um coração enganoso de Saúl que procura "agradar" a Deus à sua maneira. Isto é desobediência!


Amar verdadeiramente o nosso semelhante é realmente focar o nosso bondoso e misericordioso Deus em reverência e humilhação, obedecendo aos Seus mandamentos.


"Pois, tantas quantas forem as promessas de Deus, nele está o sim; portanto é por ele o amém, para glória de Deus por nosso intermédio." 2 Co 1:20

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei - "Melhor é a obediência do que o sacríficio!"

É Ele que opera em nós, tanto querer como o efectuar. Mas há quem continue a insistir em alterar aquilo que o Criador estabeleceu para o cumprimento do Seu eterno plano.

Será que Deus precisa da nossa ajuda? Hum... NÃO!

A Deus toda a Glória!

ML