O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

A Gangrena Preterista - Parte III (por Martyn McGeown)


III. Prognóstico

A. A gangrene está-se a alastrar

A gangrena preterista não parou depois de comer o Anticristo, o Homem do Pecado, a Grande Tribulação, a Apostasia, o Sermão do Monte e quase todo o livro do Apocalipse. Nem pouco mais ou menos. Esta gangrena é particularmente voraz. Surpreendentemente, os escritos dos Reconstrucionistas estão repletos de exemplos de textos específicos sobre a Segunda Vinda de Cristo, que eles alegam ter sido completamente cumprida no passado.

Tito 2:13 não ensina um futuro Segundo Advento de acordo com DeMar. Este aparecimento

... Não é nem um evento distante, nem o retorno corporal de Cristo ... A bendita esperança, portanto, é a vinda da plenitude do evangelho na “glória de Cristo". Esta plenitude foi realizada com a obliteração dos símbolos da Antiga Aliança: o templo, o sacerdócio e o sistema sacrifícial.

O preterismo de Chilton come os textos-chave nas epístolas de Paulo aos Tessalonicenses. Sobre a I Tessalonicenses 5:1-3, e II Tessalonicenses 1:6-10, Chilton escreve, "claramente Paulo não está a falar sobre a vinda final de Cristo e do fim do mundo." Quanto a II Tessalonicenses 2:1, II Tessalonicenses 2:8, e Hebreus 10:25, Chilton declara:

Os cristãos da primeira geração eram continuamente exortados a olhar para a frente para a rápida aproximação do dia quando os seus adversários seriam consumidos e a Igreja "sinagogada" como o Templo definitivo.

DeMar concorda: "não há dúvida de que a vinda de Jesus em II Tessalonicenses 2:1 deve ser atribuída ao primeiro século."

Chilton lida de igual modo com Hebreus 10:37. Segundo Chilton, Tiago 5:7-9, I Pedro 4:7 e Filipenses 4:5 foi tudo cumprido no ano 70, Chilton até defende o cumprimento de II Pedro 3:10-13 num apêndice de DeMar, Last Days' Madness. O próprio DeMar se refere a isso quando ele escreve que "os terríveis acontecimentos de 70 dC silenciou os zombadores [de II Pedro 3]." Mais tarde, no mesmo livro, DeMar é mais enfático. Uma vez que a mesma analogia "como um ladrão" é usada em II Pedro 3:13 e I Tessalonicenses 5:2, "é óbvio que [eles] ... estão a falar do mesmo dia." Se for esse o caso, II Pedro 3:13 (a fusão dos elementos ardendo, os novos céus e nova terra, etc) teve de ter ocorrido no ano 70 dC! Gentry, no entanto, discorda da interpretação Chilton: "Parece claramente referir-se à consumação, e não a 70 dC ... ele não está a contemplar a destruição da velha ordem judaica, mas o material céu e terra." Como pôde Gentry escapar à lógica da posição DeMar se ele permanece consistente?

Aliás, se a "vinda" do Senhor em Tiago 5:7 refere-se a 70 dC, pode-se perguntar como que essa "vinda" (a destruição de Jerusalém), iria oferecer qualquer socorro aos crentes oprimidos em seus fardos (vv. 4-9). Ele se encaixa perfeitamente com o Segundo Advento, quando todas as falhas possam ser corrigidas no julgamento final.

North mostra o quanto a gangrena espalhou-se em sua teologia, quando ele escreve:

O facto é que a grande maioria das profecias no Novo Testamento se referem a este acontecimento crucial (ou seja, a destruição de Jerusalém em 70 dC), o evento que identificou publicamente a transição da Antiga Aliança para a Nova Aliança, e que também marcou o triunfo do judaísmo rabínico sobre o judaísmo sacerdotal, o fariseu sobre o saduceu, e o sistema da sinagoga sobre o templo.

Gangrena Preterista!

4 comentários:

rodrigo disse...

Todos os cristãos por necessidade são preteristas. O que se denominou cristianismo não é senão a proclamação de que as profecias do antigo testamento foram cumpridas na pessoa e obra de nosso Senhor Jesus Cristo.
Historicamente falando, de fato são os judeus descrentes do seu messias "Jesus" que rejeitam o passado com seu cumprimento em Cristo, e, acusam de engano aos cristãos que crêem que a Lei e os profetas se cumpriram no filho do homem (Jesus). O antipreterismo judaico os impede de serem cristãos. Infelizmente, muitos cristãos (grande maioria) seguem o futurismo cego dos judeus.
Os cristãos atuais que afirmam que no tempo vindouro é que se cumprirá o propósito de Deus em Cristo estão na mesma posição dos judeus ortodoxos que dizem que o salmo 22 ainda haverá de se cumprir, quando chegar o messias.
De fato, Jesus Cristo não veio profetizar eventos de um futuro longínquo, mas veio para cumprir tudo o que dele fora escrito no passado.

Nuno Pinheiro disse...

Caro Rodrigo, cabe-nos manter os olhos nas Escrituras - leia o argumento dos três artigos, pois está claro o erro da teoria preterista.

Todos os cristãos não são por necessidade preteristas, uma vez que o preterismo não é nem uma doutrina histórica (aponte-me preteristas na história da igreja), nem Escrituristica.

Nem tudo foi cumprido...

rodrigo disse...

Mantendo os olhos na escritura encontra-se o que segue:
Paulo estava falando dos "Últimos Dias" [1ªTm. 4:1-16] que aconteceriam milhares de séculos mais tarde? Por que advertir Timóteo de eventos tão distantes, que nem ele, nem seus tataranetos, e nem mesmo seus descendentes de cinqüenta gerações adiante jamais viveriam para ver? De fato Paulo diz a Timóteo: "Expondo estas coisas aos irmãos, serás um bom ministro de Cristo Jesus [1Tm4: 6]. Os membros da congregação dirigida por Timóteo precisavam saber daqueles eventos finais, porquanto eles seriam pessoalmente afetados, estavam vivendo os últimos dias. Admitir o contrário será afirmar que as cartas são profecias, e que tais profecias foram elaboradas de maneira extremamente errada, e, o bom senso nos deve levar, a saber, que cartas são apenas comunicações pessoais e não profecias para cumprimentos há milênios no futuro.

rodrigo disse...

Prezado Nuno, estou na reta final de minha existência, provavelmente você e milhões de futuristas viverão muito mais, acontece, todavia, que ao passar das décadas que estão por vir, todo e qualquer cristão futurista terá a certeza de que estava enganado, e, obrigatoriamente, e por necessidade olharão para o passado.