O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



sexta-feira, 12 de junho de 2009

Calvino 500 - A Mentira Blasfema Pentecostal...


INSTITUTAS DA RELIGIÃO CRISTÃ


CAPÍTULO IX
OS FANÁTICOS QUE, POSTA DE PARTE A ESCRITURA, ULTRAPASSAM A REVELAÇÃO E SUBVERTEM A TODOS OS PRINCÍPIOS DA PIEDADE


1. APELO FANÁTICO AO ESPÍRITO EM DETRIMENTO DA ESCRITURA

“Ademais, aqueles que, repudiada a Escritura, imaginam não sei que via de acesso a Deus, devem ser considerados não só possuídos pelo erro, mas também exacerbados pela loucura. Ora, surgiram em tempos recentes certos desvairados que, arrogando-se, com extremada presunção, o magistério do Espírito, fazem pouco caso de toda leitura da Bíblia e se riem da simplicidade daqueles que ainda seguem, como eles próprios a chamam, a letra morta e que mata.

Eu, porém, gostaria de saber deles que Espírito é esse de cuja inspiração se transportam a alturas tão sublimadas que ousem desprezar como pueril e rasteiro o ensino da Escritura? Ora, se respondem que é o Espírito de Cristo, tal certeza é absurdamente ridícula, se na realidade concedem, segundo penso, que os apóstolos de Cristo, e os demais fiéis na Igreja primitiva, foram iluminados não por outro Espírito. O fato é que nenhum deles daí aprendeu o menosprezo pela Palavra de Deus; ao contrário, cada um foi antes imbuído de maior reverência, como seus escritos o atestam mui luminosamente. E, na verdade, assim fora predito pela boca de Isaías.

Em seguida, desejaria que também me respondessem isto: porventura beberam de outro Espírito além daquele que o Senhor prometia a seus discípulos? Ainda que se achem possuídos de extrema insânia, contudo não os julgo arrebatados de tão frenético desvario que ousem gabar-se disso. Mas, ao prometê-lo, de que natureza declarava haver de ser esse Espírito? Na verdade, um Espírito que não falaria por si próprio; ao contrário, que lhes sugeriria à mente, e nela instilaria o que ele próprio havia transmitido por meio da Palavra [Jo 16.13].

Logo, não é função do Espírito que nos foi prometido configurar novas e inauditas revelações ou forjar um novo género de doutrina, mediante a qual sejamos afastados do ensino do evangelho já recebido; ao contrário, sua função é selar-nos na mente aquela mesma doutrina que é recomendada através do evangelho."

Posso bem ser conotado com alguma espécie de malita mental contra os da seita pentecostal que se têm infiltrado, como as aranhas num palácio, entre os evangélicos. A tal ponto estão entre os cristãos que já muitos confundem quem é quem, ou se é que se ainda pode defender fé contra "irmãos" de uma sensibilidade diferente da fé.

Quero que nunca jamais ninguém venha a fazer de mim o que têm feito ao longo da história com tantos outros que mais veementemente explodiram contra a heresia e apostasia no meio da apatia geral. Assim, protesto contra todos os que me roubaram dez anos de minha vida espiritual, roubando minha família, minha fé, minha instrução bíblica que o Senhor adquiriu pra mim na cruz do Calvário, etc. Mascarando-se de crentes nada mais do que lobos vorazes que cospem veneno mais mortal que as serpentes.

Para que não hajam dúvidas, acrescento ainda que todos esses ladrões que roubam ao Senhor a Sua glória e majestade, honra e poder, retirando conteúdo às Palavras Sagradas da Escritura e distorcendo o significado daquelas que pretensamente defendiam, esses bandidos do evangelho, que nada mais são do que filhos da perdição que buscam o prazer de seus ventres em vez de obedecerem à Voz de Deus através da Palavra do Seu Espírito Santo, nunca jamais pregaram as Sagradas Escrituras!

Fica aqui o desafio: mostrem-me um único pregador da Palavra de Deus que seja um pentecostal, para que eu ouça e aprenda o que diz o Espírito Santo na Escritura! Irão sim apontar-me dezenas de usurpadores da Bíblia Sagrada que distorcem os conteúdos sem discernimento espiritual e se escondem atrás de chavões e achismos que caracterizam os bodes eternamente destinados às trevas mais densas que hão-de vir.

Um pastor muito bem intencionado explicava certa vez numa "igreja" pentecostal que eu nos tempos de ignorância lá jazia, que a história da igreja foi de restauração em restauração: depois de perder uma série de valias ao longo da história, do mesmo jeito agora ia readquirindo o que havia perdido: Palavra - Espírito - Apóstolos.

É a isto que a Igreja de Cristo está reduzida nestes dias maus??? Instrução medíocre deste baixíssimo nível? É esta a Palavra que um ministro do Evangelho de Cristo apresente à menina dos olhos de Deus? Ora, já Calvino, como se encontra parcialmente acima de um excerto das Institutas, se debatia com monstros das profundezas espirituosos (mistura de espirituais e gasosos - fedendo a estultícia) que não têm remédio e apenas a sepultura lhes dará a noção da realidade dos seus erros.

Apenas contínuo a escrever assim, não para que os que se mantêm nas asneiras pentecostais blasfemas acordem (pois não creio que o façam), mas que:

outros não percam como eu

dez, vinte, ou um ano apenas

entre anedotas e charadas

entre linhas das Escrituras Sagradas.

6 comentários:

Nuno Fonseca disse...

Sinto alguma revolta também depois de ter sido usurpado da minha paz no Espírito pela minha estadia pentecostal.

A princípio, seduziram-me a irreverência, o ambiente animado, o furor dos pregadores e o desprendimento das louvores. Era um neófito ainda a libertar-me da escravatura da carne. Mas à medida que me ia nutrindo cada vez mais na Palavra de Deus, crescia em mim algum cepticismo face ao sentimentalismo e irracionalidade daquela teologia e a sua secundarização da santidade concreta em favor da vaga espiritualidade (que me foi parecendo semelhante às tendências new-age) e do discipulado (o ensino limitava-se ao relato das curas milagrosas). Progressivamente, tudo aquilo que me pareceu excitante quando era uma criança na minha caminhada cristã se tornava superficial, pueril e carnal, agora que o Senhor me conferia alguma maturidade e discernimento pelas Escrituras.

Falava-se de vitória e prosperidade, mas eu só tinha derrota e perda segundo os parâmetros mundanos a que aludiam. O meu amor por Cristo e pela sua Palavra obrigou-me, por força da consciência renovada que vem pelo verdadeiro baptismo, a cismar de todos os laços, humanos e materiais, de vícios e virtudes, com a vida velha e carnal, morta e decaída. E nisto sim, descobri a verdadeia vitória cristã: a de Cristo sobre o nosso pecado, que se traduz numa vida cristocêntrica, onde só Jesus é a suficiência e satisfação das nossas almas e a sua Palavra a razão da glorificação do seu nome.

Abandonei o arminianismo, que promove uma vida centrada no crente e na salvação dele, e abracei a graça soberana Deus, passando a amar Deus por quem ele é e não pelas suas bênçãos. Aprender que a minha salvação é eterna e que estou predestinado a ser santo e irrepreensível diante dele em amor faz abundar em mim a paz do Espírito Santo. Agora sim, sei que obro apenas e só em gratidão, para o fim da glória de Deus, e que é Cristo que o faz através de mim, pois em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum.

Caro Nuno, partilho muita da tua dor, e sei que sofreste mais ainda. Sei que a tua ira é justa, mas peço-te só que examines o teu coração, como todos nós devemos, para conheceres as motivações do teu impulso em protestar. Também me custa ficar calado muitas vezes, em especial no meio da hipocrisia 'interdenominacional' (ou não será ecuménica?), em que se aperta a mão institucionalmente a todas as paróquias cristãs para se parecer pós-modernamente aceitável, mas, pelas costas, e em surdina, censura-se a legitimidade da confissão alheia.

Creio numa catolicidade Reformada sim, e, como os reformadores, creio que a Reforma começa sempre por dentro. Quer no indivíduo, como na igreja. Uma reunificação da igreja verdadeiramente evangélica será pela repreensão doutrinária; mas, lembremo-nos: não há repreensão justa sem amor. É o amor da comunhão cristã que nos deve mover, pois não vem senão de Cristo.

Parafraseando o pregado Paul Washer, sobre algo que se aplica tanto a ti como a mim: 'Antes de se começar uma Reforma, há que verificar os nossos joelhos e assegurarmo-nos que sangram em oração por ela'.

Sei que a razão está do lado de quem defende a Palavra. Mas devemos ser melhores que os fariseus: não é suficiente ter razão. Temos que ter razão pela motivação certa - a glória de Deus.

O mais será um uso idólatra da ortodoxia.

Deus te abençoe,
O teu irmão Nuno.

§

SEMPER REFORMANDA

Oren disse...

É por este racismo e terrorismo espiritual que os incrédulos não querem nada com Deus. A estes iluminados (seja qual for a denominação), Deus dirá: "APARTAI-VOS DE MIM, NÃO VOS CONHEÇO"

Pior é o que tenta remover o cisco do olho do irmão (que agora parece ser primo afastado), e que não vê o barrote que tá mesmo em frente aos seus olhos...

Eleitos? Só os que o Pai escolher, e estes estão em todas a denominações, excepto naqueles que se acham no direito de afirmar categoricamente quem se salva e quem se perde...

Anónimo disse...

Ainda te vais surpreender com quem encontrarás na tua eternidade...

Em vez de gastares tempo a discutir doutrinas e a ter a (tua) razão, ocupa-te a pensar e a fazer o que é realmente importante, intimidade com D'us e tudo o que isso implica.

Nuno Pinheiro disse...

Caro Nuno Fonseca,

Obrigado pela tua participação e abrires um pouco também da tua experiência aqui.

Eu não tenho dor como minha mas somente procuro ser uma voz no deserto, alguém que fala o que ninguém fala, alguém que grita alto contra a corrupção geral e a vergonha assassina contra a saúde espiritual e moral dos homens desta terra. Meu coração está diante de Deus que conhece as suas motivações e inclinações, e terei cuidado sempre meu irmão de o colocar à prova das Escrituras Sagradas para o corrigir constantemente. Pois não creio já ter alcançado coisa alguma, mas como teria agradecido se tivesse tido alguma voz que tivesse gritado aos meus ouvidos os sérios avisos da Escritura contra a profana apostasia que como gangrena alastra-se por todo o corpo.

A idolatria ortodoxa só pode resultar numa falsa e pérfida ortodoxia, ou melhor numa perversão dela, como aliás é a adoração idolatra ou qualqur variante da idolatria. Pois sendo a ortodoxia a VERDADE e se esta sendo a que liberta verdadeiramente em Cristo, somente podemos seguir sempre a verdade e não a vender nunca (Prov. 23:23).

---------------------------------

Misterioso Oren,

Tua capa é maliciosa, teus comentários vorazes, mas em nada vejo conteúdo mas apenas sentimento.

Para refletires:

1. A razão de haver incrédulos que não querem nada com Deus é culpa do meio que define, ou a regra em acção e não da excepção que é pontual - logo o que define a "religião" em Portugal é precisamente a pasmacisse, tolice, vigarice, palermice, idiotice, etc.

2. A tua utilização do texto para me condenar deixa muito a desejar... A quem fechará Cristo a porta? Que diz o texto? Áqueles que nesta vida usam a experiência como regra de fé e prática e acham que validam pelo aparente sucesso a iniquidade de suas vidas. Para encaixar a carapuça desta exortação eu teria de ter uma vida choca e por isso deduzo também que quem escreve não me conhece na intimidade.

3. A outra correcção ou juizo que me fazes acerca do olho e do cisco é das minhas passagens favoritas. Obrigado, usarei sempre essa regra para poder ser mais duro comigo do que com os outros. Mais uma vez mal usado para quem não está disposto a afirmar com a Palavra de Cristo "À Lei e ao Testemunho"... De facto acusas sem uma única sólida e boa ou edificante crítica, mas é normal de quem pensa que o cisco está no seu próprio olho...

4. Acerca da divina doutrina da eleição, permite-me sucumbir à tentação e te explicar que essa tua interpretação dos decretos eternos de Deus roçam a maior das blasfémias. Deus nos convoca a exortar uns aos outros na verdade e a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos. Para entenderes como Deus requer zelo pelos meios da graça com os quais executa os seus desígnios, estuda Esdras, Neemias ou Zacarias que com certeza te fará bem.

- Para a tua febre a Sagrada Escritura tem a solução. Acredita!

----------------------------------

Quanto aos comentários de um ser anónimo que por aqui voou, digo que as surpresas estarão no inferno. Deus não "contrata" fora de prazo, hehe.

Eu sei quem vou lá encontrar, e se leres as Escrituras verás os autores de todas as expressões que eu usei neste texto que tanto criticas, de Génesis a Apocalipse.

A ti meu indizível, clamo para que leias apenas e tão só as palavras de Estevão antes dos nervosos e raivosos cães da falsa fé o terem abençoado com uma salva de PEDRAS.

Soli DEO Glória!!!

Anónimo disse...

Meu amado irmão, fico contente de saber que existem ainda servos fiéis a Sã Doutrina, apesar de todo apelo "pseudo-carismático" que existe nos dias atuais, onde o centro são as pessoas.
A igreja se tornou um local para as pessoas extravasarem suas emoções, se esquecendo que o culto agradavel é para Deus e não para nós; onde como servos devemos dar o nossso melhor para que aquele que nos chamou para a sua maravilhosa luz e claro dando o nosso melhor para Deus, certamente o culto irá ficar agradavel para todos nós.
Devemos voltar para a palavra de Deus, sabendo que a Escritura Sagrada tem bênçãos inefáveis e incomensuraveis à todos que se achegam com o coração contrito e quebrantado para ouvir.
Mas os culpados são os Pastores, líderes que deixaram a palavra como centro do culto e partiram para o "importante é se sentir bem" (inclusive nas nossas Igrejas Presbiterianas e outras igrejas Reformadas), gerando cristãos fracos e sem novidade de vida.
Querendo "sempre uma liturgia mais avivada" e que acabam com um ouvido enfermo que não suporta ouvir as verdades que curam, exortam e apontam o caminho certo a ser seguido, o azimute perfeito para chegarmos ao porto seguro que tanto aguardamos (IITimóteo 3:14 a 16). Fique na graça e na paz do autor e cosnumador da nossa fé o Senhor Jesus. SOLI DEO GLÓRIA.

Arnaldo Ribeiro disse...

REVELAÇÃO / EXORTAÇÃO:
Urge propagarmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo ja vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber, criando Irmãos espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõem o titulo do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE CRIA ESSA AÇÃO DE CRISTO. (LC.15.28) E cumpriu-se a escritura que diz: (JB.14.17) O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós. Regozijemo-nos ante a presença do Nosso Senhor, e façamos jus ao poder que o Filho do Homem traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

(MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FORA NÃO HAVER NASCIDO.

E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber e entender quem é o Filho do Homem.

E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ

(MC.14.41) – CHEGOU A HORA, O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO ENTREGUE NAS MÃOS DOS PECADORES. E hoje, quem quiser interagir com o Filho do Homem, deve buscar “A Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet. E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta... .