III. Prognóstico
A. A gangrene está-se a alastrar
A gangrena preterista não parou depois de comer o Anticristo, o Homem do Pecado, a Grande Tribulação, a Apostasia, o Sermão do Monte e quase todo o livro do Apocalipse. Nem pouco mais ou menos. Esta gangrena é particularmente voraz. Surpreendentemente, os escritos dos Reconstrucionistas estão repletos de exemplos de textos específicos sobre a Segunda Vinda de Cristo, que eles alegam ter sido completamente cumprida no passado.
A gangrena preterista não parou depois de comer o Anticristo, o Homem do Pecado, a Grande Tribulação, a Apostasia, o Sermão do Monte e quase todo o livro do Apocalipse. Nem pouco mais ou menos. Esta gangrena é particularmente voraz. Surpreendentemente, os escritos dos Reconstrucionistas estão repletos de exemplos de textos específicos sobre a Segunda Vinda de Cristo, que eles alegam ter sido completamente cumprida no passado.
Tito 2:13 não ensina um futuro Segundo Advento de acordo com DeMar. Este aparecimento
... Não é nem um evento distante, nem o retorno corporal de Cristo ... A bendita esperança, portanto, é a vinda da plenitude do evangelho na “glória de Cristo". Esta plenitude foi realizada com a obliteração dos símbolos da Antiga Aliança: o templo, o sacerdócio e o sistema sacrifícial.
O preterismo de Chilton come os textos-chave nas epístolas de Paulo aos Tessalonicenses. Sobre a I Tessalonicenses 5:1-3, e II Tessalonicenses 1:6-10, Chilton escreve, "claramente Paulo não está a falar sobre a vinda final de Cristo e do fim do mundo." Quanto a II Tessalonicenses 2:1, II Tessalonicenses 2:8, e Hebreus 10:25, Chilton declara:
Os cristãos da primeira geração eram continuamente exortados a olhar para a frente para a rápida aproximação do dia quando os seus adversários seriam consumidos e a Igreja "sinagogada" como o Templo definitivo.
DeMar concorda: "não há dúvida de que a vinda de Jesus em II Tessalonicenses 2:1 deve ser atribuída ao primeiro século."
Chilton lida de igual modo com Hebreus 10:37. Segundo Chilton, Tiago 5:7-9, I Pedro 4:7 e Filipenses 4:5 foi tudo cumprido no ano 70, Chilton até defende o cumprimento de II Pedro 3:10-13 num apêndice de DeMar, Last Days' Madness. O próprio DeMar se refere a isso quando ele escreve que "os terríveis acontecimentos de 70 dC silenciou os zombadores [de II Pedro 3]." Mais tarde, no mesmo livro, DeMar é mais enfático. Uma vez que a mesma analogia "como um ladrão" é usada em II Pedro 3:13 e I Tessalonicenses 5:2, "é óbvio que [eles] ... estão a falar do mesmo dia." Se for esse o caso, II Pedro 3:13 (a fusão dos elementos ardendo, os novos céus e nova terra, etc) teve de ter ocorrido no ano 70 dC! Gentry, no entanto, discorda da interpretação Chilton: "Parece claramente referir-se à consumação, e não a 70 dC ... ele não está a contemplar a destruição da velha ordem judaica, mas o material céu e terra." Como pôde Gentry escapar à lógica da posição DeMar se ele permanece consistente?
Aliás, se a "vinda" do Senhor em Tiago 5:7 refere-se a 70 dC, pode-se perguntar como que essa "vinda" (a destruição de Jerusalém), iria oferecer qualquer socorro aos crentes oprimidos em seus fardos (vv. 4-9). Ele se encaixa perfeitamente com o Segundo Advento, quando todas as falhas possam ser corrigidas no julgamento final.
North mostra o quanto a gangrena espalhou-se em sua teologia, quando ele escreve:
O facto é que a grande maioria das profecias no Novo Testamento se referem a este acontecimento crucial (ou seja, a destruição de Jerusalém em 70 dC), o evento que identificou publicamente a transição da Antiga Aliança para a Nova Aliança, e que também marcou o triunfo do judaísmo rabínico sobre o judaísmo sacerdotal, o fariseu sobre o saduceu, e o sistema da sinagoga sobre o templo.
Gangrena Preterista!
4 comentários:
Todos os cristãos por necessidade são preteristas. O que se denominou cristianismo não é senão a proclamação de que as profecias do antigo testamento foram cumpridas na pessoa e obra de nosso Senhor Jesus Cristo.
Historicamente falando, de fato são os judeus descrentes do seu messias "Jesus" que rejeitam o passado com seu cumprimento em Cristo, e, acusam de engano aos cristãos que crêem que a Lei e os profetas se cumpriram no filho do homem (Jesus). O antipreterismo judaico os impede de serem cristãos. Infelizmente, muitos cristãos (grande maioria) seguem o futurismo cego dos judeus.
Os cristãos atuais que afirmam que no tempo vindouro é que se cumprirá o propósito de Deus em Cristo estão na mesma posição dos judeus ortodoxos que dizem que o salmo 22 ainda haverá de se cumprir, quando chegar o messias.
De fato, Jesus Cristo não veio profetizar eventos de um futuro longínquo, mas veio para cumprir tudo o que dele fora escrito no passado.
Caro Rodrigo, cabe-nos manter os olhos nas Escrituras - leia o argumento dos três artigos, pois está claro o erro da teoria preterista.
Todos os cristãos não são por necessidade preteristas, uma vez que o preterismo não é nem uma doutrina histórica (aponte-me preteristas na história da igreja), nem Escrituristica.
Nem tudo foi cumprido...
Mantendo os olhos na escritura encontra-se o que segue:
Paulo estava falando dos "Últimos Dias" [1ªTm. 4:1-16] que aconteceriam milhares de séculos mais tarde? Por que advertir Timóteo de eventos tão distantes, que nem ele, nem seus tataranetos, e nem mesmo seus descendentes de cinqüenta gerações adiante jamais viveriam para ver? De fato Paulo diz a Timóteo: "Expondo estas coisas aos irmãos, serás um bom ministro de Cristo Jesus [1Tm4: 6]. Os membros da congregação dirigida por Timóteo precisavam saber daqueles eventos finais, porquanto eles seriam pessoalmente afetados, estavam vivendo os últimos dias. Admitir o contrário será afirmar que as cartas são profecias, e que tais profecias foram elaboradas de maneira extremamente errada, e, o bom senso nos deve levar, a saber, que cartas são apenas comunicações pessoais e não profecias para cumprimentos há milênios no futuro.
Prezado Nuno, estou na reta final de minha existência, provavelmente você e milhões de futuristas viverão muito mais, acontece, todavia, que ao passar das décadas que estão por vir, todo e qualquer cristão futurista terá a certeza de que estava enganado, e, obrigatoriamente, e por necessidade olharão para o passado.
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