"Bom é o sal; mas, se o sal degenerar, com que se há de salgar? Nem presta para a terra, nem para o monturo; lançam-no fora. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça."
O Senhor Jesus estava a ensinar e a preparar os seus discípulos a seguirem os seus passos e a considerar princípios espirituais envolvidos no chamado do cristão. Este é o evangelho bíblico e a sã doutrina no seu esplendor: a cruz, a perseguição, a lenta e sólida edificação pessoal, a renúncia. Tudo pelo amor a Cristo, tudo perdendo mas ganhando o melhor, tudo deixando mas algo maior alcançar.
Esta é uma palavra para a igreja: se o sal se tornar insípido, com que se há de salgar? Se a igreja se tornar igual à terra qual será o seu valor? Se a igreja não tiver em si as marcas da cruz, a perseguição abençoadora, a edificação espiritual do próprio Deus pela obediência à sua revelação, e se não tiver renúncia de que serve?
Mas se antes escolher ser como uma prostituta bajulando e oferecendo-se a todo o que passa na rua, como se não tivesse esposo, como se não tivesse promessas de seu marido que haveria de voltar e estar com ela para toda a eternidade... Que tristeza ver a degradação moral e espiritual dos filhos de Deus que vivem procurando agradar aos homens e não a Deus.
Têm vergonha de serem vistos como caretas, retrógradas, fechados, antigos, etc. Preferem antes ser algo que não é carne nem é peixe. Modernizam a igreja tornando-a num palco de concertos, uma horrível demonstração de perversidade, leviandade, ignorância, podridão e em seus corações tolos dizem "não há Deus, nós é que mandamos aqui, nós somos os donos desta casa, nós temos o direito de fazer o melhor para nos sentirmos bem, Deus nos apoiaria se estivesse aqui". Ímpios!
Mas o Senhor Jesus começa por dizer neste texto, "bom é o sal"! Jesus conhece a sua igreja, e sabe que o coração novo que Ele comprou com seu sangue é bom. Bom é o sal, boa é a igreja, bom é o povo eleito, a igreja fiel, o justo que não anda na roda dos escarnecedores, é bom o bem-aventurado que medita e tem prazer na lei espiritual de Deus!
A igreja do Senhor Jesus nunca ficará só. Nunca será abandonada: Ó pequeno rebanho não temais, porque o Pai se agradou de vós. Deus Jeová, o Todo-Poderoso vos encherá da Sua glória e sereis sal que salga, não sereis algo indistinto, mas tereis valor. Pois é o Senhor quem vos promete, e quem vos justifica. O Senhor ama a igreja... a Sua igreja!
Eu também amo a igreja. Desejo ver uma igreja crescer e se voltar para o seu Senhor e Amado Jesus cada vez mais, e virando costas para o mundo que jaz no maligno. Deus tem um povo a quem Ele, o Criador dos céus e da terra, chama de especial e peculiar - algo que o fez olhar o mundo que estava como escabelo a seus pés e amar de tal maneira que entregou o Seu Filho Amado em quem Ele tem todo o prazer, para morrer pelos desejados do seu coração!
Amo uma igreja verdadeira! Uma igreja cheia das marcas de Cristo! Uma igreja plena e reformada! Sem marcas nem rugas! Triunfante e gloriosa em Cristo. Que não se envergonha do Seu Deus. Mas que como ovelha com pastor, segue por pastos verdejantes e caminhos seguros ao toque do Seu Senhor.
Só a igreja que tem marcas de Cristo no seu viver e no seu respirar, cujo o prazer está em Deus, pode clamar Aba Pai! Uma igreja assim, sabe que o mundo não tem parte com ela. Sabe que Deus a amou de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para si mesma que crê nele. Sabe que é sal para poupar o mundo da imediata ira de Deus. Sabe que é luz para brilhar no meio das trevas e chamar outros à comunhão a que foram predestinados pelo eterno conselho do Soberano Deus. Não há cinzas, mas sal. Não há sombras, mas luz!
Sola Gratia, e Gratia Particulare Est!!!!
1 comentário:
Eu também amo esta Igreja, a Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo.
De facto os perigos são constantes nesta caminhada com Cristo - os atractivos todos bem embrulhados, são uma ameaça, e à que estar firmados na Palavra do Senhor, caso contrário, somos como que arrastados para o meio da multidão que procura fama, promoção pessoal, glória, protagonismo...
A Igreja que é sal e luz, é uma Igreja que reflecte a glória de Cristo, dá toda a honra e glória ao Senhor que morreu por ela, é a Igreja que aponta para Cristo e afirma: "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" ou, "É necessário que Ele cresça e que diminua eu".
Amo esta Igreja que é objecto da graça de Deus.
Sola Gratia!
Pr. Manuel Luzia
Enviar um comentário